24 de novembro de 2004

DENUNCIAR OS ADVERSÁRIOS


2. Em toda a séria dos séculos que nos precederam, essas duas cidades não têm cessado de lutar uma contra a outra, empregando toda sorte de táticas e as armas mais diversas, posto que nem sempre com o mesmo ardor, nem com a mesma impetuosidade. Na nossa época, os fautores do mal parecem haver-se coligado num imenso esforço, sob o impulso e com o auxílio de uma Sociedade difundida em grande número de lugares e fortemente organizada, a Sociedade dos mações. Estes, com efeito, já não se dão o trabalho de dissimular as suas intenções, e rivalizam entre si em audácia contra a augusta majestade de Deus. É publicamente, a céu aberto, que empreendem arruinar a Santa Igreja, a fim de, se possível fosse, chegarem a despojar completamente as nações cristãs dos benefícios de que são devedoras ao Salvador Jesus Cristo. Gemente à vista desses males, e sob o impulso da caridade, muitas vezes nos sentimos levados a clamar para Deus: Senhor, eis que os vossos inimigos fazem grande bulha. Os que vos odeiam levantaram a cabeça. Urdiram contra o vosso povo projetos cheios de malícia, e resolveram perder os vossos santos. Sem, disseram eles, vinde e expulsemo-los do seio das nações (Sl 82, 2-4).
3. Entretanto, em tão urgente perigo, em presença de um ataque tão cruel e tão obstinado desfechado contra o cristianismo, é dever Nosso assinalar o perigo, denunciar os adversários, opor toda a resistência possível aos seus projetos e à sua indústria, primeiro para impedir a perda eterna das almas cuja salvação Nos foi confiada, e depois a fim de que o reino de Jesus Cristo, que somo encarregados de defender, não somente fique de pé e em toda a sua integridade, mas faça pela terra toda novos progressos, novas conquistas.

in Carta encíclica do Papa Leão XIII, Humanum Genus, 20 de Abril de 1884

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo quanta besteira você fala.

Você me parece inteligente. Poderia estudar um pouco mais os maçons, estudar de forma honesta, sem críticas.

Boa tarde.

Anónimo disse...

Verdade!!!

Tenho certeza os altos graus da Maçonaria quer acabar com a Igreja Católica.

Anónimo disse...

Como se estuda de forma honesta uma sociedade secreta é que são elas. Através do registro de entidade filantrópica, apenas? Espionagem? Descobrindo na biblioteca antigos livros de maneirismos maçônicos?
É ridículo recomendar pessoas externas à ordem, atingidas pela maçonaria, procurarem saber mais sobre ela.
Sobre as tais verdades absolutas. Verdade absoluta não existe. Um fenômeno qualquer sempre é modificado pelo simples fato de ter sido observado. E, se os pontos de vista são diferentes, então o tal fenômeno será observado ou sentido de maneira também diferente.O que existem, então, são realidades, conjunturas, situações, momentos...
Tudo muda. Nada é para sempre e tudo o que já se pensou pode um dia ser materializado. Tudo.